A farmácia e a drogaria podem ser compreendidas por muitas pessoas como um mesmo negócio ou palavras que são sinônimos, mas, na realidade elas se diferem em certos aspectos. Embora ambas exerçam a função de dispensação e comércio de fármacos e outros produtos, existem diferenças entre os dois tipos de estabelecimentos.


Quando se trata de drogaria, este tipo de negócio envolve somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Nesse sentido, a drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já a farmácia exerce as mesmas funções da drogaria, e também realizam a manipulação de medicamentos, assim como dispensação de plantas medicinais e o comércio de essências florais, empregadas na floralterapia. Além disso, a farmácia precisa de um laboratório que seja adequado para preparar as fórmulas receitadas pelos profissionais de saúde prescritores, como os médicos, dentistas e veterinários.

Pontos positivos da farmácia


A farmácia possui uma possibilidade maior de retorno financeiro, pois, conta com maior número de serviços prestados e produtos, oferecem um atendimento mais personalizado para seus clientes, viabilizando, através de um atendimento e produtos de qualidade, uma fidelização dos mesmos.

Pontos negativos da farmácia


Apesar do retorno financeiro ser maior, o profissional que deseja abrir uma farmácia precisa ter um investimento inicial maior também, se comparado com o de abrir uma drogaria. Isso porque, os produtos, capacitação dos profissionais e estrutura física do local envolvem gastos elevados.


A legislação vigente é muito rigorosa e detalhista quando o assunto é a estrutura física das farmácias. É necessário um espaço exclusivo para as manipulações, para o armazenamento dos insumos e matérias primas, forma adequada para descarte e até mesmo sistema diferenciado de filtração para a água utilizada nas manipulações.

Para montar uma farmácia e ser proprietário da mesma, além do investimento, é preciso avaliar se a comunidade próxima ao local onde será aberta a farmácia é adepta a utilização de medicamentos manipulados. Saber esta informação é importante porque algumas pessoas possuem uma certa resistência em fazer uso desse tipo de medicamento.

Pontos positivos da drogaria


No que determina a legislação, a abertura de drogarias não possui várias exigências com relação ao seu espaço físico, no entanto, não deixa de ser bastante rígida se comparado com a abertura de outros comércios.

Nas drogarias não há necessidade de ter um laboratório de manipulação. Isso faz com que o investimento inicial para abrir uma drogaria seja mais baixo que o investimento para abrir uma farmácia.

De acordo com o SEBRAE, as drogarias respondem por 80% do escoamento de medicamentos da indústria.

Pontos negativos da drogaria


Como a drogaria não dispõe do serviço de manipulação de medicamentos e possui um leque menor de serviços e produtos a serem ofertados, as possibilidades de retorno financeiro consequentemente são menores.

Semelhança entre elas


Como já foi dito, farmácias e drogarias possuem em comum certos produtos e serviços oferecidos. Conforme a INSTRUÇÃO NORMATIVA – IN Nº 9, DE 17 DE AGOSTO DE 2009, Farmácias e Drogarias podem oferecer produtos como:

- Medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal, produtos médicos e para diagnóstico in vitro, entre os produtos para diagnóstico in vitro, é permitida a comercialização apenas dos produtos para autoteste, destinado a utilização por leigos, como por exemplo, o teste de gravidez;

- Alguns tipos de alimentos, como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, entre outros.

Enquanto os serviços, pode-se mencionar a:

Dispensação e Orientações sobre o uso de medicamentos;

Administração de medicamentos;

Monitoramento da pressão arterial;

Monitoramento de glicemia capilar;

Monitoramento de temperatura Corporal;

Perfuração de lóbulo auricular;

Participação em campanhas de Promoção à Saúde.

Outra semelhança é que nos dois casos é necessário a presença de um (a) farmacêutico (a) responsável durante todo o período de funcionamento. Além disso, é preciso que o farmacêutico seja capacitado em efetuar os serviços listados acima.

Perfis das drogarias


Perfil popular – a principal característica deste perfil é o trabalho com preços reduzidos com a intenção de criar uma referência de economia para o consumidor. Embora a drogaria possua todos os tipos de medicamentos, a diversidade é reduzida e priorizam a comercialização de medicamentos genéricos e similares. Possuem atendimento farmacêutico e horário de funcionamento reduzido. E normalmente não contam com funcionários para a função exclusiva de atender no caixa.

Perfil tradicional – neste caso o foco é a qualidade do atendimento e a prestação de serviços, mas, isso não significa que não trabalham com preços acessíveis aos seus clientes. Este perfil contêm todos os tipos de medicamentos e trabalham também com uma variedade de produtos de higiene, beleza e perfumaria. Possuem atendimento farmacêutico e horário de funcionamento estendido. E normalmente possuem funcionários dedicados exclusivamente ao caixa.

Drugstore – consiste em um modelo desenvolvido na américa do norte, onde se encontra de tudo, desde medicamentos até produtos como brinquedos e pertencentes ao ramo alimentício, como balas e chocolates. Este modelo respalda-se pela ampliação de ganhos na drogaria, que passa a oferecer diversificação de produtos.


E você, farmacêutico (a)? Quer abrir sua própria empresa ou se tornar um (a) profissional de referência no mercado? Saiba que o Instituto Monte Pascoal tem uma pós-graduação com conteúdo completo para você. Matricule-se na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação". Desperte o especialista que há em você.



Fonte: Farmácia Jr. e Melhor compra

Imagem: 123RF