Para entender do que se trata a imunidade baixa é preciso saber antes que o sistema imunológico é formado por uma coleção de órgãos, tecidos e células que trabalham juntos para proteger o organismo de diversas doenças, principalmente as causadas por micróbios patogênicos, como as bactérias, vírus, parasitas e fungos. Nesse sentido, quando ocorre a queda da imunidade, a velocidade de resposta do corpo para combater os agentes patogênicos diminui, tornando nosso corpo mais propenso a ficar doente.

Diversas pessoas acreditam que o sinal de alerta que o corpo manifesta diante da imunidade baixa é a queda de cabelo e as unhas fracas. Tais situações até podem ser realmente um sinal de atenção, mas, em muitos casos esses sintomas na realidade são decorrentes da ausência de vitaminas ou outros tipos de doenças.


Segundo a médica imunologista, Carolina Aranda, alguns sintomas mais frequentes em pacientes que possuem baixa imunidade são as infecções recorrentes e o reumatismo. Além desses, outros possíveis sintomas são: herpes, tanto labial quanto a genital; fraqueza; gripe e resfriado, otites no ouvido; amigdalite e abscessos.

Certos sinais podem aparecer em conjunto com outros, e isso requer atenção do paciente para que a causa do problema seja identificada.


Portanto, diante da imunidade baixa algumas atitudes podem fazer com o corpo reverta essa situação, sendo elas:


Dormir bem;

Praticar exercícios físicos regularmente;

Cortar vícios;

Regular os níveis de vitamina D;

Consumir alimentos fermentados.

Carolina Aranda ressalta que, caso a pessoa suspeite de algum problema no sistema imunológico, é necessário procurar ajuda médica para a realização de exames, a fim de identificar e tratar a condição que está causando a queda da imunidade no organismo.

Quando o problema está relacionado com a falta de hábitos saudáveis, a nutróloga Tamara Mazaracki esclarece que cuidar da saúde intestinal é um passo importante para melhorar a imunidade, já que a parede do intestino secreta anticorpos e contém células que reconhecem e destroem micróbios patogênicos. "Consumir alimentos fermentados (como iogurte, kefir, kombucha, chucrute), ajuda a fortalecer as boas bactérias do intestino", diz a médica.


Se a pessoa que está com a imunidade baixa e deseja aumenta-la de maneira natural, esses são os alimentos que podem ajudar: frutas cítricas; vegetais verdes escuros; alimentos ricos em zinco; oleaginosas; tomate; alimentos fonte de ômega-3; gengibre; fontes de antioxidantes; pimenta; alho; cebola; geléia real; própolis; óleo de coco; lichia; batata yacon; gérmen de trigo; iogurte.


O que causa imunidade baixa?


Alimentação: A nutróloga Tamara Mazaracki explica que ingerir comida processada com frequência, não comer alimentos frescos e hortifruti nas quantidades indicadas pode causar a queda da imunidade.

Falta de exercícios: A falta de atividade física também pode ser responsável pela imunidade baixa.

Vícios: Fumar e beber em excesso prejudica a saúde do corpo e, consequentemente, afeta a resposta imunológica.

Cansaço: Dormir mal pode gerar consequências como o estresse, condição que enfraquece o sistema imunológico.

Doenças: Algumas doenças podem ser responsáveis por causar imunidade baixa. Diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, colites, câncer e HIV são alguns exemplos.

Hereditariedade: Segundo a imunologista Carolina Aranda, algumas pessoas já nascem com o sistema imunológico fraco.
Fatores como a TPM e a quimioterapia também podem causar fraqueza no sistema imunológico.


Diagnóstico


A médica imunologista, Carolina Aranda, explica que exames bioquímicos e genéticos podem avaliar os possíveis defeitos no sistema imunológico. "Os anticorpos podem estar baixos, algumas células do sistema imunológico podem não funcionar de maneira adequada e outros componentes podem estar alterados, como o sistema complemento", conta.

Receitas para imunidade baixa


Suchá de hibisco com laranja;

Iogurte grego caseiro;

Cookie de maçã e gengibre;

Arroz colorido;

Barrinha de castanhas e banana sem açúcar.

Certos medicamentos também podem favorecer o sistema imunológico ajudando a aumentar a imunidade que se encontra baixa e o profissional farmacêutico é o profissional indicado para as devidas orientações. Se você atua na área farmacêutica e sente que esse é o momento de ampliar seus estudos e se tornar um (a) profissional mais capacitado (a), então, comece sua especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Minha Vida

Imagem: 123RF