A campanha contra a violência doméstica tem o intuito de fazer com que as mulheres que sofrem agressão dentro de seus lares possam denunciar ao irem nas farmácias. A ideia é que as vítimas desenhem um "X" na mão e mostre ao farmacêutico ou atendente de farmácia que através do sinal apresentado irá acionar as autoridades competentes.
Redes consideradas grandes do varejo farmacêutico nacional afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad), anunciaram a adesão à campanha Sinal Vermelho. A ação, encabeçada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa incentivar denúncias de violência doméstica contra a mulher. Mais de seis mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal estarão envolvidas nesta campanha.
O "X" desenhado pelas vítimas na mão servirá como um mecanismo de senha para que os profissionais farmacêuticos acionem imediatamente as autoridades policiais e garantam o acolhimento da cliente. Entretanto, não será necessário que os responsáveis pelo atendimento nas farmácias sejam conduzidos à delegacia nem chamados a testemunhar.
A realização do projeto é uma resposta conjunta de membros do Poder Judiciário ao recente aumento dos registros de violência em meio à pandemia. Em março e abril deste ano, o índice de feminicídios avançou 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Já as chamadas para o número 180 tiveram aumento de 34% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço do governo federal.
O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, argumenta que "A quarentena colocou, especialmente, mulheres e crianças em situações de maior vulnerabilidade dentro da própria casa. Iniciativas como essa ajudam a reverter a situação e salvar vidas. E as farmácias, por representarem um serviço essencial e terem presença maciça em todo o território nacional, podem ser pontos de apoio fundamentais para ajudar as vítimas".
Dentre as redes farmacêuticas que estão participando da campanha estão: A Nossa Drogaria, Droga Raia, Drogasil, Drogaria Araujo, Drogaria Santa Lúcia, Drogaria Venancio, Drogarias Nissei, Extrafarma, Farma Ponte, Farmácias Pague Menos, Rede Drogal e Redepharma.
O projeto também abrange as redes sociais, por meio do @campanhasinalvermelho no Facebook e Instagram e @sinalvermelho no Twitter com a hashtag #sinalvermelho.
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Fonte: Guia da Farmácia
Imagem: @campanhasinalvermelho via Facebook