O Cloridrato de Fluoxetina (20 mg) é um antidepressivo que pode ajudar a emagrecer, pois este é um dos seus efeitos colaterais. Os nomes comerciais desse remédio incluem Prozac, Fluxene, Verotinana ou Eufor 20.
Esse medicamento só deve ser usado sob indicação médica porque apesar de contribuir para a perda de peso, em alguns casos pode ter efeito contrário ao esperado, resultando no ganho de peso. Por causa disso, a Fluoxetina não é recomendada somente para emagrecer, sendo este apenas um efeito adicional.
A fluoxetina pode ser encontrada nas farmácias, mas só é vendida com a prescrição médica, e o preço pode variar entre R$50 e R$70,00.
Fluoxetina emagrece?
A fluoxetina, que serve para tratar a ansiedade e a depressão, apesar de não atuar no centro da fome, é capaz de levar ao emagrecimento por ajudar a controlar a ansiedade, que muitas vezes é o que leva a pessoa a comer exageradamente mesmo sem fome.
Além disso, um dos efeitos colaterais desse medicamento é a alteração do paladar e a perda do apetite, o que faz com que a pessoa tenha menos fome e vontade de comer, o que também contribui para a perda de peso.
A fluoxetina também promove o bem-estar porque aumenta a serotonina no sangue, diminuindo os sintomas relacionados com a depressão. No entanto, em certos casos, a Fluoxetina pode engordar, devido ao aumento do apetite, tendo efeito contrário ao esperado.
Apesar de poder atuar no emagrecimento, a fluoxetina normalmente não é recomendada pelo médico para este fim. Esse medicamento só deve ser utilizado sob prescrição e orientação médica.
Para que serve
A fluoxetina serve para o tratamento de casos de depressão, bulimia nervosa e do transtorno obsessivo compulsivo. Esse medicamento atua na recaptação da serotonina, uma substância importante no controle do humor e na sensação de bem-estar, fazendo com que o paciente se mostre mais satisfeito com a sua própria imagem e menos ansioso.
Possíveis efeitos colaterais da fluoxetina
Além de poder levar à perda de peso, a fluoxetina também pode causar boca seca, confusão mental, sangramento vaginal fora do período menstrual, cansaço, fadiga, fraqueza, inibição do apetite, alteração do paladar, tremores, irritabilidade, enjoo e diarreia, calafrios, tremores, vertigem, nervosismo, vontade frequente de urinar, suor excessivo, queda de cabelo, lesões avermelhadas na pele, euforia, estrias, vasculite.
Um dos efeitos colaterais comuns no início do tratamento com fluoxetina é o aumento do sono, porém esse efeito costuma desaparecer depois de algumas semanas de uso do medicamento. Para saber como tomar a fluoxetina consulte a bula deste medicamento. a bula deste medicamento .
Como perder peso sem a fluoxetina
A melhor maneira de emagrecer é através de uma dieta hipocalórica e da prática de exercícios físicos regularmente. Os exercícios são de extrema importância, pois aliviam o estresse, diminuem a ansiedade e gastam a gordura acumulada. Além disso, promovem a sensação de bem-estar e melhoram todo o funcionamento do corpo.
Fonte de texto e imagem: www.tuasaude.com