Cientistas belgas descobriram uma nova propriedade da metformina, remédio mais usado hoje no tratamento da diabetes. Ela desaceleraria o envelhecimento das células.

O estudo foi divulgado na PNAS, conceituada publicação de Ciência. De acordo com o artigo, a metformina aumenta levemente a produção de moléculas tóxicas de oxigênio pelas mitocôndrias - o que, paradoxalmente, deixa as células mais fortes e duradouras.

"Ainda que não se deva considerar nossa descoberta já válida para humanos, este estudo é promissor como fundação para pesquisas futuras", afirmou o cientista Wouter de Haes, da Universidade Católica de Leuven.

Experimento

No experimento realizado pelos pesquisadores belgas, serviram de cobaia animais da espécie Caenorhabditis elegans.

Este tipo de minhoca tem cerca de 1 milímetro de comprimento e vive apenas três semanas - o que ajuda no acompanhamento das questões ligadas ao envelhecimento.

De acordo com os cientistas, efeitos comum do envelhecimento nestes animais (como redução de tamanho e enrugamento) foram atenuados e até mesmo anulados pela ação da metformina nas células.

Antioxidantes

Uma constatação curiosa do estudo é que, quando combinados a metformina, os antioxidantes tem seu efeito contra o envelhecimento praticamente anulado.

Conhecidas por essa propriedade, estas substâncias estão presentes em cremes, sucos, vinho tinto e alguns tipo de chocolate.

Fonte: Exame