Pode até parecer que não, mas, a seção de oral care dentro de uma farmácia é importante. Até porque o Brasil possui o maior mercado de creme dental, escova de dentes e enxaguante bucal da América Latina e 99% dos lares compram cremes dentais por aqui, segundo a Nielsen Retail Index.
Outro detalhe é que o Brasil está entre os três países com maior consumo per capita da America Latina em todos os segmentos de oral care, juntamente com o Chile e a Colombia. Outro ponto é que o nosso país ocupa o maior número de dentistas no mundo.
Mas, como expor da melhor forma possível a seção de oral care na farmácia? Para isso, o gerente de projetos da Mind Shopper, Cristiano Samara dá dicas sobre este tema.
Ações básicas
É fundamental que a categoria tenha boa visibilidade, com o sortimento certo e com o preço executado corretamente.
Além disso, as promoções auxiliam no ganho de penetração, assim como trabalhar com ações de comunicação que eduquem o shopper sobre os benefícios e os diferenciais dos SKUs (a sigla que representa o termo Stock Keeping Unit, em português, Unidade de Manutenção de Estoque, é definida como um identificador único de um produto e é utilizada para manutenção de estoque) dentro do portfólio.
Visibilidade
É importante proporcionar uma área de melhor visibilidade para o shopper e oferecer fácil acesso aos produtos mais inovadores e com maior valor agregado.
Destaques
Os itens considerados premium devem ficar na altura dos olhos, passando a imagem de inovação para a categoria. Já abaixo da linha dos olhos, ficam os produtos de primeiro preço.
Oportunidades
O ato de expor o creme, o enxaguante e a escova juntos, ajuda a impulsionar as vendas de categorias correlatas ao creme dental, aumentando o tíquete médio do estabelecimento.
Cremes dentais
A primeira quebra na exposição acontece entre as marcas, porém, em cada uma delas, há uma série de diferentes produtos. Sendo assim, o destaque deve ser dado entre os itens de uso específico, como os cremes para dentes sensíveis ou de tratamento.
Em seguida, a exposição é feita com os itens de maior valor agregado, com os branqueadores e tripla ação, e, por fim, os itens básicos. Em cada um desses blocos, os sabores são destacados.
Escova de dente
Aquelas voltadas para dentes sensíveis devem estar, preferencialmente, junto ao creme para sensibilidade dentária, ajudando a criar conhecimento da categoria e a impulsionar o valor do tíquete médio.
Já as escovas em geral são separadas, primeiramente, entre os produtos infantis e adultos.
Nos adultos, ainda existe um destaque para aqueles itens de uso específico, como escovas para tratamentos, interdentais, para limpeza da língua, entre outros.
Para finalizar, as marcas são blocadas, dando destaque para os últimos lançamentos e produtos de maior valor.
Gostou das dicas? Se você atua na área farmacêutica e deseja ampliar seu conhecimento acerca da logística e gestão farmacêutica, saiba que há uma pós-graduação que atende todas as suas demandas profissionais. Matricule-se na especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição e Serviços Farmacêuticos, e Gestão Farmacêutica "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal, e obtenha hoje desconto de 50% na matrícula, mais 50% de desconto nas mensalidades com a Black Friday. Hoje é o dia para mudar sua vida e dar um passo à frente na sua carreira.
Fonte: Guia da Farmácia
Imagem: 123RF